Uma manifestação pela defesa do planeta, na Guatemala, resultou num morto e dois feridos. Os participantes pedem apoio da comunidade internacional e exigem que se faça justiça
Uma manifestação pela defesa do planeta, na Guatemala, resultou num morto e dois feridos. Os participantes pedem apoio da comunidade internacional e exigem que se faça justiçaOrganizações indígenas, grupos de camponeses, e activistas dos direitos humanos condenaram em comunicado o assassínio de um jovem que participava na Minga Global em Defesa da Mãe Terra. Segundo a agência adital, os integrantes desta acção global consideram tratar-se deum atentado contra o exercício do direito à vida dos povos indígenas e do respeito ao livre exercício de suas aspirações ao desenvolvimento. Exigem das autoridades uma investigação dos factos e o apuramento de responsáveis.
a Minga Global pretende chamar a atenção da comunidade internacional para a deterioração do planeta e para as suas consequências. Decorrem diversas iniciativas em vários pontos do planeta até 16 de Outubro. Gilmer Boror Zet, de 19 anos, foi atingido por uma bala quando participava numa manifestação pacífica na manhã de 12 de Outubro. Duas pessoas ficaram feridas durante o atentado, cujo autor ainda não foi identificado. Sabe-se apenas que estava todo vestido de preto.
Em conjunto, os integrantes do movimento apelam à comunidade internacional e ao povo de Guatemalapara apoiarem o caso. Isto, para que o estado cumpra com a sua função de garantir o bem comum – dizem. Insistem também na denúncia da criminalização das lutas sociais e na defesa da natureza e dos povos indígenas.