Os mais novos merecem uma especial atenção. a mensagem cristã deve aproximar-se dos trabalhadores chineses, cuja presença é já siginificativa no continente
Os mais novos merecem uma especial atenção. a mensagem cristã deve aproximar-se dos trabalhadores chineses, cuja presença é já siginificativa no continente a maior riqueza de África são os seus habitantes, sobretudo a juventude e as crianças – afirmou o bispo moçambicano de Pemba, no Sínodo para África, segundo a Rádio Vaticana. Ernesto Maguengue lembrou que o continente tem a população mais jovem do mundo. alertou para os problemas que afectam a camada mais jovem da sociedade africana: criminalidade, prostituição, drogas, conflitos étnicos, entre outros. O prelado pediu que o sínodo passasse uma mensagem de alento e confiança a criança e jovens. Recomendou a elaboração de um estudo sério sobre a juventude em África e a denúncia da violação dos direitos das crianças.
a Igreja teve uma presença significativa no período pós-guerra, no restabelecimento da paz, em Moçambique. Consciencializou as pessoas para o perdão e reconciliação, promoveu a educação do povo para a paz (), organizou encontros ao mais alto nível eclesial com as autoridades governamentais e os responsáveis da Resistência Nacional, formou mais de dois mil animadores da Reconciliação (… ), explicou Ermelindo Monteiro. O secretário-geral da Comissão Episcopal Justiça e Paz de Moçambique pediu aos restantes bispos que insistam no anúncio da verdade e na denúncia de tudo seja contraditório à reconciliação em África.
Outra questão abordada foi a presença de trabalhadores chineses em África. Citado pela rádio Vaticana, Zeferino Martins considerou que, para os países de destino, estes não são mais que mão-de-obra necessária para uma rápida reconstrução das infra-estruturais destruídas durante a guerra. Para o padre angolano seria necessário aproximar a mensagem cristã desses trabalhadores.