O recrutamento de professores portugueses foi uma das medidas tomadas pelo governo ao longo deste ano. Na capital prevêm-se bons resultados escolares
O recrutamento de professores portugueses foi uma das medidas tomadas pelo governo ao longo deste ano. Na capital prevêm-se bons resultados escolaresO governo angolano permanece de olhos postos na educação da população. Para 2009, a previsão de aproveitamento escolar das autoridades da Repartição de Educação, nas escolas primárias e doprimeiro ciclo domunicípio de Ingombota em Luanda, está acima dos 85 por cento. a directora do departamento, citada pelo jornalangonotícias,mostrou-se satisfeita com os resultados deste ano. No ano passado, o aproveitamento foi de 80 por cento. a elevada percentagem deve-se, segundo Rolanda Ferreira, à intensificação de seminários pedagógicos para os docentes, encontros metodológicos, e trocas de experiências entre escolas. Ingombota conta com mil professores para a primária e primeiro ciclo. Neste ano lectivo, matricularam-se 55. 304 alunos, avança o jornal.
apesar dos esforços realizados neste sector, angola tem ainda um longo caminho a percorrer. a taxa de alfabetização da população ronda os 67,4 por cento. a contratação de professores portugueses tem sido uma das apostas para 2009, embora algo contestada. O presidente do sindicato dos professores do ensino superior considerou, em Março, que era uma mais valia mas que não representava uma carência de docentes nacionais. Segundo a mesma fonte, Heitor Timóteo apontava o salário e as condições oferecidas aos docentes como a grande dificuldade no recrutamento de professores.
Justino Pinto de andrade, analista político e professor universitário, não partilhava a mesma opinião: Eu acho que é muito importante para angola ter a cooperação de professores de várias origens, sobretudo vindos de Portugal, uma vez que sabemos que o domínio da língua portuguesa está muito difícil em angola.