é o segundo país no mundo com mais pessoas executadas. as Nações Unidas expressaram a sua preocupação com recentes execuções e condenações
é o segundo país no mundo com mais pessoas executadas. as Nações Unidas expressaram a sua preocupação com recentes execuções e condenações a alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos condenou hoje a recente execução de um jovem no Irão. Navi Pillay instou o governo iraniano aextinguira pena penale acabar com a execução de jovens delinquentes no país. Behnoud Shojai foi condenado à morte aos 17 anos, por terassassinadooutro adolescente durante uma briga. O jovem foi morto por enforcamento.
a responsável das Nações Unidas mostrou-se preocupada com outras condenações à morte: integrantes das manifestações pós-eleitorais. Mohammad-Reza ali Zamani foi o primeiro sentenciado pelo seu envolvimento nos protestos, adianta a amnistia Internacional. Foi punido com a pena capital pelo seu envolvimento num grupo tido como terrorista. O aPI [assim édenominado] visa acabar com a República Islâmica e restabelecer a monarquia iraniana. Entre as várias acusações que recaem sobre ele constam os insultos ao carácter sagrado da religião; atentado contra a segurança nacional interna e saída ilegal do país para se encontrar com responsáveis americanos no Iraque. 13 outros detidos encontram-se nas mesmas condições.
O Irão é responsável pela grande maioria das execuções efectuadas na Ásia e Médio Oriente. Um estudoda amnistia Internacional revela que 346 pessoas foram mortas, em 2008. a seguirà China é o país com mais execuções. Segue aarábia Saudita, os Estados Unidose o Paquistão. a região do Médio Oriente e África do Norte ocupam o segundo lugar da tabela, com 21 por cento das execuções mundiais em 2008.