O anúncio da vinda do Santo Padre levou o reitor a reler o texto da terceira parte do segredo de Fátima
O anúncio da vinda do Santo Padre levou o reitor a reler o texto da terceira parte do segredo de FátimaO século XX constituiu o período da grande cisão entre crentes e não crentes, o século do ateísmo e, em muitos casos, o século da grande oposição – mais aberta ou mais velada – à Igreja Católica, escreve o reitor do Santuário no editorial de 13 de Outubro do Voz da Fátima.
Num texto subordinado ao tema O Papa no coração de Fátima, Virgílio antunes analisa a relação entre os Papas e Fátima, a partir das Memórias da irmã Lúcia. Os textos relatam ainda o sofrimento, a perseguição e o martírio a que é submetido, na sua condição de pastor da Igreja
Na terceira parte do segredo de Fátima, o Papa é visto como o bispo vestido de branco, que caminha, juntamente com o povo dos perseguidos. João Paulo II assumiu que essa figura vestida de branco atingida por uma bala, seria ele mesmo, vítima de um atentado em 1981, em Roma e salvo por Nossa Senhora de Fátima.
Virgílio antunes destaca a devoção e o amor muito pessoal, sobretudo por parte da pequena Jacinta em relação ao Papa. a pequena pastorinha sente como seu o sofrimento do Santo Padre, numa atitude de solidariedade e de comunhão, escreve ainda o reitor.