aproxima-se o dia mundial da alimentação, assim como, outros eventos agendados para Novembro que poderão debater a situação da segurança alimentar
aproxima-se o dia mundial da alimentação, assim como, outros eventos agendados para Novembro que poderão debater a situação da segurança alimentarDecorre em Roma, de 14 a 16 de Novembro, um fórum da sociedade civil sobre a situação da alimentação. Participam várias partes da sociedadeno evento. Entre eles, os agricultores, representantes aborígenes, grupo de jovens e de mulheres, e organizações não governamentais. a iniciativa conta com o apoio da Organização para a alimentação e agricultura (FaO), do Programa alimentar Mundial, e do Fundo Internacional de Desenvolvimento agrícola.
O evento vai antecipar-se ao Fórum Mundial sobre Segurança alimentar com a preparação de uma declaração conjunta. O encontro mundial foi proposto pelo director geral da FaO, perante o grave cenário da segurança alimentar global. a crise silenciosa da fome – que afecta um sexto da humanidade – é uma grave ameaça à paz e segurança mundial. Devemos com urgência chegar a um consenso para a erradicação total e rápida da fome no mundo, explicou Jacques Diouf.
a aposta na agricultura é uma prioridade actual de organizações mundiais, como as Nações Unidas. É imprescindível incentivar o sector para erradicar a fome. Recorda-se que 70 por cento das populações pobres do planeta dependem da agricultura para sobreviver. Segundo a FaO, foi a indiferença revelada para com o sector, nos últimos 20 anos, que gerou a crise alimentar mundial.