Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos, é canonizado em Roma. Mais de 50 portugueses da associação Mãos Unidas estão presentes na praça de São Pedro
Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos, é canonizado em Roma. Mais de 50 portugueses da associação Mãos Unidas estão presentes na praça de São PedroBento XVI proclama cinco novos santos da Igreja Católica, hoje, 11 de Outubro. além do padre Damião de Veuster, são dois religiosos espanhóis, um prelado polaco e uma religiosa francesa, refere a agência Lusa. a canonização do apóstolo dos leprosos acontece 120 anos depois da morte do sacerdote belga, nascido perto de Lovaina. O padre Damião de Veuster morreu aos 49 anos, vítima de lepra, doença que contraiu ao fim de vários anos a prestar apoio e assistência aos leprosos da ilha maldita de Molokai, no Havai.
O seu exemplo de dedicação e amor aos leprosos causou admiração em todo o mundo e deu origem à associação Belga Padre Damião. actualmente presente em mais de 25 países, a associação dedica-se à cura de mais de 400 mil leprosos por ano. Em Portugal foi criada a associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas Padre Damião, presente em 20 países com 38 centros de ajuda. a lepra, também conhecida por doença de Hansen, é uma infecção causada por uma bactéria que, nos casos mais graves, pode deixar os doentes desfigurados.
Estima-se que mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas com a bactéria da lepra, mais frequente na Ásia, África, américa Latina e ilhas do Pacífico. Segundo a associação Mãos Unidas Padre Damião, perto de 10 milhões de leprosos já foram curados nos últimos 15 anos. Em Portugal, a doença já foi considerada erradicada, mas nos últimos anos voltou a aparecer. De sete casos em 2005, passou-se para 16 em 2006, descendo para 12 em 2007.