a alegria é um dom da pessoa e também pode ser um caminho para a santidade. Lembremos São Francisco que dizia: “O santo triste é um triste santo”
a alegria é um dom da pessoa e também pode ser um caminho para a santidade. Lembremos São Francisco que dizia: “O santo triste é um triste santo” a alegria dá mais sentido à vida e prolonga-a. É fácil ser alegre quando tudo corre bem, mas assim que surgem as dificuldades, sentimos constrangimento e perdemos a vontade em manifestar a verdadeira alegria.
Mesmo gemendo e chorando neste vale de lágrimas como nós recitamos na Salve-rainha quando pedimos a protecção de Nossa Senhora, devemos ter em conta que a outra face da moeda é a alegria de poder alcançar a vida eterna.
O cristão para viver bem consigo próprio e com os outros tem que ser feliz, se não for dificilmente encontrará motivos para sorrir e espalhar boa disposição à sua volta. Um sorriso no momento próprio vale mais que mil palavras de conforto.
Dir-me-ão: mas como poderemos ter alegria se tudo à nossa volta é revoltante, se há injustiça, fome, egoísmo, corrupção, miséria física e moral? Se pensarmos apenas no mal que nos rodeia, de facto não chegamos lá!
Contudo, há outros caminhos, outras vias, que nos permitem obter o dom da alegria. Um exemplo: a pobreza é uma realidade pungente, mas sempre houve e possivelmente continuará a haver pobres, não o poderemos evitar. No entanto, quando ajudamos – de alguma forma – um irmão necessitado, sentimos o dom da alegria porque fomos úteis.
É esse tipo de alegria que nos poderá fortalecer o carácter e em consequência acabamos por irradiar e até incentivar instintivamente aqueles que nos rodeiam.
No nosso dia a dia encontramos pessoas tristes e acabrunhadas, não sabemos o que as atormenta, mas certamente que terão razões para tal. Por vezes, um simples cumprimento acompanhado de um sorriso desejando um bom dia, ou um olá, como está? abre uma porta de boa disposição para aqueles a quem nos dirigimos.
Há quem afirme que rir pode ser terapêutico, acreditamos que sim. Quem não ri quando ouve contar uma boa anedota? Penso que todos o fazemos, o mais difícil é acontecer o contrário.
Por outro lado, mesmo aqueles que não partilham da nossa fé, podem sentir igualmente o dom da alegria, mesmo nas pequenas coisas.
Todos que se esforçam por estar de bem com vida, lutando por algo em concreto, são capazes de viver melhor, mesmo em condições precárias.
Deixo-vos uma frase que ouvi em tempos e que por vezes também me ajuda: Sorri à vida para ela te sorrir .