Barack Obama diz sentir-se «honrado» com a notícia da atribuição do Prémio Nobel da Paz 2009.
Barack Obama diz sentir-se «honrado» com a notícia da atribuição do Prémio Nobel da Paz 2009. Eram cinco horas da manhã, em Washington, quando foi anunciado o seu nome pela academia Norueguesa. O presidente dos Estados Unidos da américa, que se encontrava a dormir, foi acordado para receber a notícia. O chefe de Estado norte-americano irá a Oslo receber o prémio, adianta a Casa Branca.
a notícia foi recebida com alguma surpresa. Mas, há sinais de esperança neste reconhecimento. O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social afirmou esperar que a onda de esperança , criada pela eleição de Barack Obama, seja ratificada agora com a atribuição do Prémio Nobel da Paz.
a atribuição do prémio ao presidente Obama, líder do mais significativo poder militar no mundo, no início do seu mandato, reflecte as esperanças levantadas pela sua visão do mundo sem armas nucleares, realça o presidente da Comissão Europeia, numa mensagem enviada ao laureado, citada pela agência Lusa.
Mário Soares, antigo presidente da República manifestou a sua surpresa com esta nomeação, salientando que Obama tem todo o prestígio e todo o direito e fez muito em pouco tempo, contra a corrente, para merecer o Prémio Nobel.