a afirmação é do bispo de Burkina Faso. O diálogo entre fí­eis de diferentes religiões é importante na prevenção de situações de guerra e conflitos étnicos
a afirmação é do bispo de Burkina Faso. O diálogo entre fí­eis de diferentes religiões é importante na prevenção de situações de guerra e conflitos étnicosO diálogo inter-religioso é um dos temas em debate no II Sínodo dos Bispos para África,a decorrer no Vaticano. O evento conta com a participação de Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso que se manifestou sobre a situação do continente. O cardial recordou que a religião tradicional africana continua a ter grande influência, numa população que é naturalmente religiosa. O Islão está em constante crescimento, sendo geralmente tolerante. as seitas, devido à simplicidade das suas crenças, cativam muitos africanos que vivem na precariedade – adiantou, segundo a Rádio Vaticana.
O Bispo de Burkina Faso enfatizou a necessidade de haver um diálogo entre as várias comunidades religiosas. ambroise Ouédraogo considera que hoje o diálogo entre cristãos e muçulmanos não só é possível, mas é necessário e urgente por causa dos conflitos, das guerras e da violência que afligem a África e o nosso mundo. Tarcisius Gervaso Ziyaye, arcebispo de Malawi, lamentou o envolvimento dos católicos em actividades duvidosas. É desanimador, que na África hoje, os católicos possam participar em conflitos políticos e étnicos, que os políticos [católicos] possam estar envolvidos em graves corrupções de recursos públicos, e que alguns dos nossos católicos se voltem a práticas ocultistas em tempos de dificuldades, declarou, citado pela mesma fonte.