Bento XVI canoniza cinco novos santos, a 11 de Outubro. O apóstolo dos leprosos e da caridade, padre Damião de Veuster é um deles
Bento XVI canoniza cinco novos santos, a 11 de Outubro. O apóstolo dos leprosos e da caridade, padre Damião de Veuster é um delesFoi beatificado em 1995 por João Paulo II, considerado como o herói da esperança. Sobe aos altares juntamente com dois religiosos espanhóis, o padre Francisco Coll y Guitart e o monge Rafael Baron; um prelado polaco, o arcebispo Zygmunt Felinski, e a religiosa francesa Marie de la Croix.
O Padre Damião, como também é conhecido, nasceu perto de Lovaina (Bélgica) em 1840 e morreu em 1889. Morreu aos 49 anos, vítima da lepra, doença que contraiu ao apoiar os leprosos da ilha de Molokai, no Havai. aqui viveu 16 anos junto dos segregados e sem assistência. Foi sepultado debaixo da árvore onde dormiu nos primeiros tempos.
a resposta da Igreja surge no momento certo, defende o fundador da associação Mãos Unidas Padre Damião. Mário Nogueira salienta que a nossa resposta está aqui e agora: sermos sinais de esperança.
a associação Mãos Unidas Padre Damião encontra-se presente em Portugal, angola, Brasil, Burundi, Cabo Verde, El Salvador, Filipinas, Gana, Guiné-Bissau, Índia, México, Moçambique, Paquistão, Ruanda, São Tomé e Príncipe e Timor.