«Portugal e a Europa devem reinterpretar a aventura missionária, assumindo atitudes novas e comprometidas com a vida dos povos que evangelizaram»
«Portugal e a Europa devem reinterpretar a aventura missionária, assumindo atitudes novas e comprometidas com a vida dos povos que evangelizaram»O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defendeu que a Europa deve regressar a África, não só para levar o conhecimento de Cristo, mas para se encontrar com Ele em todos os povos. Nos trabalhos do Sínodo para África, em que participa, Jorge Ortiga interveio com a comunicação Promover a reconciliação pelo exercício da caridade.
O arcebispo primaz de Braga pediu dedicação total no voluntariado, sendo que este deve ter uma dimensão universal que não permite acepção de pessoas, mesmo por motivos religiosos. ao ser chamada a partir em missão,as comunidades locais da Europa devem organizar-se eliminando demasiadas burocracias e chegando, particularmente, a quem não tem voz para exigir.
Jorge Ortiga apelou a uma autêntica geminação das comunidades ou dioceses através da partilha de bens materiais e de pessoas O Sínodo dos bispos decorre até 25 de Outubro em Roma.