Os portugueses marcam presença no país latino-americano. Os comunicadores luso-venezuelanos são instados a promover as comunidades portuguesas
Os portugueses marcam presença no país latino-americano. Os comunicadores luso-venezuelanos são instados a promover as comunidades portuguesas a directora de relações públicas do Centro Português da Caracas incentivou os comunicadores luso-venezuelanos a apostarem na defesa da cultura portuguesa. O facto de que tenhamos fins comuns e as mesmas raízes faz comque seja importante que nos juntemos para lutarmos todos com um mesmo propósito, afirmou Isabel Ferreira, segundo a Rádio e Televisão Portuguesa.
O apelo foi realizado durante o II Encontro Nacional do Clube de Comunicadores Sociais Luso-venezuelanos, em Caracas [capital]. O evento contou com a presença de dezenas de jornalistas e estudantes de jornalismo, organizações de jovens e organismos de beneficência, entre outros. Pela mesma ocasião, foi anunciada a criação de prémio – Eça de Queiroz – para a distinção de jornalistas e outras personalidades que se destaquem na promoção da comunidade lusa local.
Dados do Observatório da Emigração revelam que 400 mil portugueses viviam na Venezuela, até 2007. O número manteve-sedesde 2003, tendo-se registado uma grande descida no ano passado. Para 2008, a estimativa é de 268. 500 mil. No século XVI, já havia portugueses a viver no país. Contudo, foi nos anos 1940 e 1950 que se verificou um fluxo migratório de Portugal para essa região da américa Latina. a maioria dos emigrantes eram da Madeira, Coimbra e aveiro.