Quinze países de África e Médio Oriente vão beneficiar de uma iniciativa que quer estancar a saída de licenciados da região. Para que estes possam ajudar os seus
Quinze países de África e Médio Oriente vão beneficiar de uma iniciativa que quer estancar a saída de licenciados da região. Para que estes possam ajudar os seusMais de uma dezena de universidades em África e no Médio Oriente vão beneficiar de um projecto conjunto entre a UNESCO e a multinacional de informática Hewlett-Packard, que querem fornecer a tecnologia e as ferramentas necessárias para conter a migração de licenciados e reduzir a chamada fuga de cérebros dos países destas regiões.
Baseando-se no projecto-piloto, que tem sido bem sucedido – e que beneficiou instituições da argélia, Gana, Nigéria, Senegal e Zimbabué – quinze universidades estarão envolvidas na sua expansão. Estas escolas são do Burqina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Etiópia, Kuwait, Líbano, Marrocos, Quénia, Senegal, Tunísia e Uganda.
Este projecto, que responde pelo nome em inglês de Brain Gain Initiative, criado em 2003, permite que as escolas colaborem com peritos no mundo inteiro em educação inovadora e projectos de investigação.