Deslocados necessitam de encontrar “estabilidade a longo prazo”. Bem como acesso a serviços essenciais como a saúde, a educação e empregos
Deslocados necessitam de encontrar “estabilidade a longo prazo”. Bem como acesso a serviços essenciais como a saúde, a educação e empregosO regresso das pessoas deslocadas no sul do Sudão, na sequência do acordo de paz de 2005 entre o Governo e os separatistas, permanece um desafio, particularmente da erupção de violência interétnica, este ano, avisou um alto responsável para os refugiados.
a estabilidade a longo prazo é essencial para o regresso sustentável, além do acesso a serviços essenciais como a saúde, a educação e empregos, insistiu o representante do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), Peter de Clercq, em Cartum, a capital sudanesa.
De Clercq expressou orgulho na contribuição do aCNUR para o regresso bem-sucedido de até agora cerca de 2,5 milhões de deslocados, incluindo 328 mil refugiados que estavam fora das fronteiras do Sudão. Estima-se que 4,5 milhões de pessoas tenham sido expulsas de suas casas por causa da guerra, que se prolongou por duas décadas. Mas o representante do aCNUR reconheceu que violentos confrontos interétnicos registados ao longo deste ano provocaram novos refugiados.