é um livro manuscrito de orações hebraicas. Encontra-se no Museu de angra do Heroí­smo até Janeiro de 2010
é um livro manuscrito de orações hebraicas. Encontra-se no Museu de angra do Heroí­smo até Janeiro de 2010 O livro tem elevado interesse para a história da ilha Terceira, uma vez que possui inúmeras anotações sobre a comunidade judaica local , afirmou Jorge Bruno, director do museu, em declarações à Lusa.
a obra é da autoria de Mimon abohbot, um judeu de origem marroquina que se estabeleceu nesta cidade açoriana no século XIX. Ele arrematou, em 1835, o antigo mosteiro da Esperança, na rua da Sé, que foi por ele reconstruído, e onde instituiu uma sinagoga denominada Árvore da Vida.
O manuscrito de 444 páginas escritas à mão em letra dita quadrada e no chamado cursivo sefardita. Inclui uma recolha de orações para a semana, o Sabbath e outras festividades, além de pormenores biográficos sobre a comunidade judaica angrense.
a obra foi adquirida recentemente em Londres. Trata-se de um ‘Tefillat Yesharim’, que significa a oração dos que seguem o caminho direito . a exposição Tefillat Yesharim – um manuscrito oitocentista da comunidade hebraica em angra poderá ser visitada na Sala de Destaques do Museu de angra do Heroísmo até ao dia 24 de Janeiro de 2010.