a Conferência Episcopal Portuguesa deverá aprovar na próxima assembleia plenária de Novembro uma Nota pastoral sobre a eutanásia
a Conferência Episcopal Portuguesa deverá aprovar na próxima assembleia plenária de Novembro uma Nota pastoral sobre a eutanásiaO documento Cuidar da vida até à morte esteve em preparação na reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu em Fátima, a 6 de Outubro. a Nota pastoral pretende perspectivar a visão cristã da vida e do fim da vida , afirmou o porta-voz da CEP.
Já na 171a assembleia plenária da CEP, a 23 de abril de 2009, os bispos portugueses haviam abordado o tema. O comunicado final incluiu uma nota sobre a eutanásia e, inclusivamente, sobre o testamento vital , lembrou Manuel Morujão.
No ponto número 5 do documento final da assembleia plenária, os bispos defendem que morrer com dignidade é morrer com grandeza e generosidade, aceitando o sofrimento na sua dimensão positiva e redentora. O documento refere ainda que temos obrigação de ajudar os nossos irmãos a percorrer com dignidade a fase terminal da vida, para o que muito contribui a própria ciência médica, através dos cuidados paliativos e da terapia da dor.