apoio de emergência já está em marcha na região da Ásia e Pacífico. Mas as agências humanitárias preparam também planos de recuperação a longo prazo
apoio de emergência já está em marcha na região da Ásia e Pacífico. Mas as agências humanitárias preparam também planos de recuperação a longo prazoas agências humanitárias das Nações Unidas estão a mobilizar-se para prestar mais apoio numa recuperação a longo prazo para vários países da Ásia e Pacífico, onde uma sucessão implacável de tempestades tropicais, terramotos e tsunamis atingiu duramente milhões de pessoas nos últimos dias.
Em poucas horas, depois das catástrofes acontecerem, agências da ONU e organizações não-governamentais (ONG) começaram a trabalhar no apoio às autoridades nacionais para responder às necessidades humanitárias imediatas desses países, esclareceu Helen Clark, responsável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Banguecoque, Tailândia.
O PNUD está agora a preparar-se para apoiar os planos para a recuperação a longo prazo destes países, após os destroços e entulho serem recolhidos, acrescentou, observando que equipas de apoio rápido já tinham sido enviadas para o Cambodja, Laos e Filipinas, a braços com inundações causadas por tufões, e Butão, Indonésia, Samoa e Tonga, atingidos por terramotos e, nalguns casos, maremotos subsequentes.