O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa manifesta o seu «júbilo e regozijo» pelo anúncio da visita do Papa a Fátima, a 13 de Maio de 2010
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa manifesta o seu «júbilo e regozijo» pelo anúncio da visita do Papa a Fátima, a 13 de Maio de 2010Trata-se da concretização de um desejo, ansiosamente esperada, que muito nos honra e distingue, até porque Bento XVI escolhe os gestos e as viagens que faz, com motivações espiritualmente profundas e teologicamente ricas, adianta a Conferência Episcopal Portuguesa numa mensagem divulgada aos jornalistas, depois da reunião do Conselho permanente.
Na vinda que coincide com o décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos pelo então Papa João Paulo II, os prelados destacam a importância da mesma e a ligação do Pontífice a Fátima. Foi ele que, enquanto cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação da Doutrina da fé fez o comentário teológico do terceiro segredo de Fátima.
Sabe, pois, muito bem qual é a actualidade e a importância de Fátima para a Igreja e para o mundo, tal como as exprimiu o Papa João Paulo II, assinala do documento. Já em visita ao Brasil, recordam os bispos, Bento XVI havia evocado o nonagésimo aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Não hesitou em falar da mais profética das aparições modernas, apontam.
Na assembleia dos bispos, em Novembro, irá ser reflectido sobre como preparar espiritualmente a visita do Papa. ainda não se conhece o programa da mesma, mas certo é que o Santo Padre estará em Fátima a 12 e 13 de Maio de 2010. Os bispos portugueses esperam que esta seja preparada pelas comunidades a fim de que possamos vivê-la como um momento de graça e uma significativa experiência cristã para a Igreja em Portugal.