O aquecimento global terá repercussões na produção agrí­cola mundial. é necessário um investimento nas iniciativas que ligam os dois sectores: ambiente e agricultura
O aquecimento global terá repercussões na produção agrí­cola mundial. é necessário um investimento nas iniciativas que ligam os dois sectores: ambiente e agriculturaas alterações climáticas constituem o grande desafio da agricultura para os próximos anos. as regiões mais pobres do planeta, onde a segurança alimentar é mais baixa, serão as mais afectadas pelos problemas do clima. Inúmeros países em desenvolvimento, em particular no continente africano, podem ficar dependentes de importações alimentares – adverte um relatório do Fundo das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FaO).
O estudo revela que até 2050 a segurança alimentar a nível mundial pode ser gravemente afectada. a produção agrícola dos países pobres pode sofrer um declínio de 9 a 21 por cento, devido ao aquecimento global. a África subsariana é a zona mais susceptível. a população apresenta níveis preocupantes de subnutrição. Prevê-se que as alterações climáticas interfiram nos sistemas agrícolas devido ao aumento da temperatura global, dos níveis de dióxido de carbono e devido às alterações nas precipitações. Isto para não falar do aumento da ocorrência de fortes secas, inundações, tempestades, entre outros.
É imprescindível uma adaptação do sector agrícola às alterações do clima – defende a FaO. Trata-se de um esforço com custos elevados, mas extremamente necessário para a segurança alimentar, redução da pobreza e preservação do ecossistema. O maior investimento nas políticas, instituições e tecnologias agrícola sobre segurança alimentar e consumo energético, constituem uma oportunidade para que sejam também integradas as iniciativas sobre as alterações climáticas ligadas ao sector da agricultura, defende a organização.