Mais 76 elementos foram acrescentados à lista representativa. Outros 12 foram declarados em perigo. Houve uma grande evolução – constata Koí¯chiro Matsuura
Mais 76 elementos foram acrescentados à lista representativa. Outros 12 foram declarados em perigo. Houve uma grande evolução – constata Koí¯chiro MatsuuraO director do Órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) mostrou-se satisfeito com a valorização do património cultural imaterial. Koichiro Matsuura finaliza o seu segundo mandatoà frente da UNESCO. Recorda que nos seus primeiros tempos foi surpreendido com a fraca importância atribuída ao património vivo, em detrimento dos aspectos materiais da cultura do mundo. Grandes avanços foram conseguidos nestes últimos dez anos – considerou.
Todos sabem que sempre defendi o património imaterial desde que fui eleito director geral, em 1999. Estou muito feliz por ter assistido às primeiras inscrições () assim como à determinação de boas práticas de conservação, afirmou durante a 4a reunião do comité para a salvaguarda do património. Na mesma ocasião, o comité inaugurou a lista do património imaterial em perigo, que incorpora 12 elementos de todo o mundo. Os países em causa terão deaplicar planos de salvaguarda do património e irão beneficiar de um fundo criado para o efeito.com as 76 novasinscrições, a lista representativa conta actualmente com 166 elementos de 76 países e territórios palestinianos.