Um decreto revogado e a recepção de uma comissão da Organização dos Estados americanos foram duas medidas importantes tomadas pelo presidente em funções
Um decreto revogado e a recepção de uma comissão da Organização dos Estados americanos foram duas medidas importantes tomadas pelo presidente em funçõesO governo de facto de Honduras deu, neste dias,passos importantes para a estabilização da situação política do país. Perante a pressão da comunidade internacional, Roberto Micheletti acabou poraceitar a visita de uma missão da Organização dos Estados americanos (OEa). O dirigente mostrara-se inflexível nas últimas semanas. Uma comissão da organização ao serviço da defesa da democracia, paz, segurança e desenvolvimento tinha sido impedida de entrar em Honduras, quando pretendia prepararo debate entre os dois dirigentes hondurenhos: o presidente em funções e o presidente legítimo, Manuel Zelaya.
Mais. Segundo a imprensa brasileira, anunciou a revogação do decreto aprovado recentemente, contra as liberdades individuais e as liberdades de imprensa. Defendeu ainda a punição dos que expulsaram Manuel Zelaya, após a sua deposição. Não terá avançado nomes nem assumido qualquer responsabilidade no facto. Roberto Micheletti apresentou-se com uma postura mais receptiva ao diálogo com o presidente constitucional, alegando que a Pátria está em primeiro lugar.
Onze chanceleres e dirigentes integrantes da OE a chegam, a 7 de Outubro, ao país, para mediar o diálogo entre Roberto Micheletti e Manuel Zelaya e encontrar uma solução para a crise política, que dura há mais de três meses. Recorda-se que Honduras, no seguimento da mesma, acabou por ser expulso da organização. O governo actual, que tomou posse através de um golpe de estado, não é reconhecido pela OE a nem pela comunidade internacional.