Na Cáritas os pedidos de ajuda não param de aumentar. Presidente da instituição diz que a situação vai agravar-se
Na Cáritas os pedidos de ajuda não param de aumentar. Presidente da instituição diz que a situação vai agravar-se Já estão a aparecer pessoas sem subsídio de desemprego, porque acabou o tempo , afirma Eugénio Fonseca. O responsável adianta ainda que é de prever que a situação se agrave no próximo ano , refere o Público.
Quem não tem trabalho e não tem acesso ao subsídio de desemprego é quem mais recorre, actualmente, ao apoio da instituição católica. Trata-se de um problema que está a ser vivido em diferentes pontos do país, e não apenas nas primeiras regiões que foram afectadas pela crise económica.
Para enfrentar a pobreza envergonhada, a Cáritas vai iniciar ainda este mês a distribuição de vales de refeição. Segundo o protocolo que será assinado a 14 de Outubro, com a Ticket restaurant, a Cáritas vai distribuir, através das instituições diocesanas, talões de refeição com valores de cinco, dez ou 15 euros.
Os vales destinam-se a pessoas que vivem situações de privação e que nem sequer conseguem pedir ajuda a instituições de solidariedade.com esses talões as pessoas poderão ir a qualquer supermercado e levar para casa bens essenciais. Deste modo evitarão a exposição pública de quem vai a uma instituição pedir ajuda.