Projecto quer acelerar a produção de alimentos e reduzir a dependência deste país africano da importação de alimentos
Projecto quer acelerar a produção de alimentos e reduzir a dependência deste país africano da importação de alimentosOsagricultores na Mauritânia vão receber ajuda financeira para transformar o leite em manteiga e queijo, bem como para a limpeza e embalagem de produtos hortícolas que cultivem. a iniciativa decorre no âmbito de um programa de 12 milhões de dólares (8,2 milhões de euros), revelado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento agrícola, vocacionado para erradicar a pobreza rural.
Este fundo anunciou esta segunda-feira que vai conceder uma subvenção de seis milhões de dólares (4,1 milhões de euros) e um empréstimo de outros seis milhões como parte do esquema, que visa acelerar a produção de alimentos e reduzir a dependência deste país africano da importação de alimentos.
O projecto foi concebido para desenvolver as cadeias de valor dos produtos agrícolas, onde produtos básicos são transformados ou processados, tornando-se mais comercializáveis e lucrativos para os agricultores. a manteiga e o queijo podem ser vendidos a preços mais elevados que o leite natural, por exemplo, enquanto os vegetais que tenham sido limpos e embalados também pode levar a preços mais altos.