Só uma investigação a título internacional poderá averiguar correctamente os factos e encontrar os culpados ” defende a amnistia Internacional
Só uma investigação a título internacional poderá averiguar correctamente os factos e encontrar os culpados ” defende a amnistia Internacional a organização pela defesa dos direitos humanos pede a abertura de um inquérito internacional sobre alegados abusos cometidos pelas autoridades guineenses contra manifestantes. Recorda-se que morreram 157 pessoas durante os protestos da passada segunda-feira. Declarações de testemunhas oculares, obtidas pela amnistia Internacional (aI), comprovam a brutalidade exercida pelas forças de segurança contra os integrantes da manifestação.
Diversos casos de violações e de homicídios voluntários foram denunciados. Os relatos contam que várias mulheres foram maltratadas e violadas em público por soldados, nomeadamente pela guarda presidencial. as mesmas testemunhas contam que várias pessoas foram abatidas a sangue frio pelas autoridades guineenses. Outras terão sido detidas e podem estar agora sujeita a maus-tratos, segundo a aI.
É necessário identificar os autores destes ataques brutais e entregá-los à justiça. Isto só é possível se houver um inquérito internacional, considerou Erwin Borght, director da organização no continente africano. O responsável recorda que as autoridades do país já tinham perdido toda a credibilidade com a fraca vontade política manifestada em 2007, noutros crimes envolvendo forças de segurança.