O projecto de Deus para cada um passa pela realização pessoal e pela felicidade. Destruir a família é destruir a sociedade
O projecto de Deus para cada um passa pela realização pessoal e pela felicidade. Destruir a família é destruir a sociedadeO caso dos católicos recasados está a transformar-se num problema, até de dimensões pastorais para a própria Igreja, afirmou o bispo do algarve. Manuel Quintas defendeu que é um problema que deveser encarado com urgência.
Na Eucaristia solene da peregrinação da diocese algarvia ao Santuário de Fátima, o prelado abordou a questão do matrimónio sagrado e da crise da instituição familiar referindo-se ao divórcio. aos fiéis garantiu que a Igreja não abandona os divorciados e esforçar-se-á por lhes proporcionar meios de salvação.
Manuel Quintas assinalou que a situação destes fiéis exige grande compreensão por aqueles que não conseguiram viver o seu projecto de amor. Consciente do enorme desafio que estes casos representam, a Igreja deve acolher, integrar, ajudá-los bem como testemunhar a bondade e misericórdia de Deus, diz o bispo algarvio.
O presidente da celebração sublinhou que o matrimónio é indissolúvel mas atingível. a provar isso, um casal da diocese renovou o compromisso depois de 25 anos de matrimónio. Manuel Quintas criticou a banalização do amor conjugal, em que a ruptura é muitas vezes, opção para resolver as coisas mais mesquinhas. Um amor a prazo fragiliza a vocação matrimonial que exige esforço mútuo, referiu o prelado.
Reconheciam-se pelos lenços azuis cião com o logótipo da diocese do algarve estampado: ouro sobre azul. a igreja da Santíssima Trindade esteve quase repleta na Eucaristia solene da peregrinação da diocese algarvia ao Santuário de Fátima e culminou com uma visita de dois anos, da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima por terras do Barlavento.