as restrições à liberdade de imprensa e de expressão pioram a cada dia. aumenta a preocupação da comunidade internacional com a crise Política de Honduras
as restrições à liberdade de imprensa e de expressão pioram a cada dia. aumenta a preocupação da comunidade internacional com a crise Política de Honduras a situação é pior que durante os anos 80 () Nessa altura, a liberdade estava oficialmente estabelecida. agora que ela já não existe, os militares fazem oque querem. a situação sanitária é cada vez mais alarmante. a comunidade internacional deve reagir a esta situação,alerta Bertha Nativi, coordenadora geral de umaassociação hondurenha, aos Repórteres Sem Fronteira.
a organização de jornalistas pede à comunidade internacional que exija do governo de facto a permissão de entrada da Organização dos Estados americanos ealibertação de opositores, jornalistas e activistas dos direitos humanos presos. Desde que Roberto Micheletti assumiu o poder, através de um golpe de estado, vários casos de censura têm ocorrido. Um decreto do actual governo determina a interrupção da actividade de qualquer órgão que seja considerado perturbador da paz e proíbe manifestações.
O caso mais recente de violência contra os jornalistas ocorreu a 28 de Setembro, na Rádio Globo. a amnistia Internacional divulga a história. Os jornalistas já tinham dado início às emissões diárias, quando o estabelecimento foi brutalmente invadido por soldados e polícias. Os jornalistas acabaram por saltar do terceiro andar do prédio. Valeu-lhes a ajuda de um passante que assistiu à cena e os ajudou. Contudo, apesar da emissão radiofónica ter sido proibida, os jornalistas insistem em cumprir o seu dever: informar as pessoas. apesar do medo e das ameaças, não esquecem os 400 mil ouvintes que esperam por novidades. Emitem informação via internet, enquanto não houver outra solução.