Bento XVI presidirá à Eucaristia solene de abertura da II assembleia especial do Sínodo dos bispos para a África, este domingo, 4 de Outubro, na basílica de São Pedro
Bento XVI presidirá à Eucaristia solene de abertura da II assembleia especial do Sínodo dos bispos para a África, este domingo, 4 de Outubro, na basílica de São Pedro a Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz. Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo é o tema do Sínodo africano que decorrerá até 25 de Outubro. 228 bispos participam nos trabalhos, sendo que o critério foi a presença de pelo menos um prelado de cada um dos 53 países de África.
Participam ainda na assembleia sinodal, os 25 chefes dos Dicastérios da Cúria romana, todos os cardeais africanos, actualmente, 14. a estes juntam-se os presidentes das Conferência episcopais, nacionais, internacionais e os das reuniões internacionais.
197 dos participantes chegam de África. Os outros 47 são oriundos dos restantes continentes: 34 da Europa, 10 da américa, dois da Ásia e um da Oceânia. as três línguas oficiais dos trabalhos são o português, o inglês e o francês. Mas os padres sinodais (aqueles que participam no Sínodo) podem ainda falar em italiano.
aos participantes juntam-se ainda 29 peritos: 19 homens e 10 mulheres. Há 49 auditores, 29 homens e 20 mulheres, que vão enriquecendo a reflexão com os seus testemunhos.