Já há um milhão de pessoas que voltaram às suas terras, expulsos pelos conflitos no país. Muitos viviam há duas décadas em acampamentos
Já há um milhão de pessoas que voltaram às suas terras, expulsos pelos conflitos no país. Muitos viviam há duas décadas em acampamentosMais de um milhão de ugandeses expulsos das suas casas por décadas de conflitos violentos estão gradualmente a regressar à sua terra natal, no Norte do país, graças a um inovador projecto agrícola, apoiado pela Organização para a alimentação e a agricultura (FaO).
Um novo sistema de plantação de arroz visa melhorar a segurança alimentar e a redução da pobreza no Uganda e permitiu o retorno crescente de aproximadamente 1,5 milhões de pessoas que estavam deslocadas internamente, depois de viverem em acampamentos improvisados, em muitos casos por mais de 20 anos.
apesar de algumas tensões permanecerem na ausência de um acordo de paz global, os conflitos armados na região cessaram após a conclusão de um processo de paz em 2006, entre o Governo e Ecxército de Libertação do Senhor (LRa), um grupo rebelde.