“alma sã em corpo são” é mais que uma frase, é um desejo de muitos educadores quando apostam na prática do futebol ou em qualquer outro tipo de formação desportiva
“alma sã em corpo são” é mais que uma frase, é um desejo de muitos educadores quando apostam na prática do futebol ou em qualquer outro tipo de formação desportivaParece estranho este conceito, mas a verdade é que a prática desportiva é útil à formação dos jovens, não apenas fisicamente, mas também no aspecto moral e cívico – e até religioso – se devidamente aproveitada.
Fátima é conhecida essencialmente pela sua dimensão religiosa, tendo as aparições de Nossa Senhora como centro aglutinador e dinamizador da fé, mas também tem um clube de futebol que é muito conhecido e que está no patamar profissional do futebol português.
O seu principal mentor/fundador foi pároco de Fátima (já falecido) padre Manuel antónio Henriques, que através deste meio encontrou a forma de criar uma comunidade viva, dinâmica e fraterna são palavras suas em entrevista que nos concedeu em 1997.
Mas disse-nos mais: que os jovens de então não tinham um ambiente social são, as associações eram quase inexistentes – e as que havia não eram apelativas – e por isso ele entendeu que era necessário lançar mão de todos os meios disponíveis e adequados, mesmo que estivessem fora do campo específico da missão da Igreja.
assim nasceu o Centro Paroquial de Fátima em 1957, hoje Centro Desportivo de Fátima, pela sua mão e mais sete fundadores, dos quais apenas um ainda está entre nós.
Confidenciou-nos que foi um trabalho árduo, mas gratificante, ao longo dos anos em que puxou pelo clube. Mais tarde outros continuaram a dirigir a associação e as suas actividades, embora ele tenha sempre acompanhado o seu evoluir. Costumava dizer que tinha dois clubes do coração: Fátima e Benfica.
a sua ideia foi muito simples: através da prática do futebol – assim como de outros eventos culturais – captar os jovens e adultos para uma vida social mais saudável, tendo em mente a evangelização dos seus paroquianos, ou seja, uma forma de ajudar a procurar a fé por caminhos diferentes.
actualmente, o futebol na sua globalidade é muito mais que isso, tornou-se numa indústria poderosa de múltiplos interesses, mas ainda há clubes e associações que se dedicam com empenho na formação dos mais novos.
Fátima continua a ser exemplo mesmo no futebol, pois o clube tem centenas de jovens em formação desportiva, mantendo assim uma ocupação sadia para o corpo e dessa forma tornando esse tempo em algo de útil, impedindo que trilhem outro tipo de caminho que possa ser prejudicial para eles, consequentemente também para a sociedade.