O Grupo de homenagem ao Papa português pretende ver edificada uma estátua de João XXI junto à igreja de Santo andré, em Mafra
O Grupo de homenagem ao Papa português pretende ver edificada uma estátua de João XXI junto à igreja de Santo andré, em Mafra a associação pretende deste modo divulgar um grande português esquecido , afirma um dos responsáveis do grupo de homenagem. Vários documentos referem que recebeu o priorado de Mafra, em 1263, embora outras fontes digam que nunca chegou a tomar posse. De qualquer maneira, tenha ou não tenha estado efectivamente ligado a Mafra, trata-se de um grande português que é preciso tornar mais conhecido , adianta Nunes Forte.
Para angariar verbas para a estátua a instalar na parte antiga da Vila de Mafra, a associação já tem conta aberta na Caixa de Crédito agrícola Mútuo de Mafra e o Rotary Club de Mafra associa-se a esta campanha com a distribuição de autocolantes para conseguir fundos.
O único Papa português, nascido provavelmente em 1215 com o nome Pedro Julião mas mais conhecido como Pedro Hispano, foi um médico importante para a época, chegando a ser chamado a Roma para prestar assistência ao Sumo Pontífice de então (Gregório X), tendo parte da sua vida estado ligada a Mafra, onde terá sido prior da igreja de Santo andré.
a eleição de Pedro Julião, em conclave realizado em Viterbo, após a morte do Papa adriano V, a 18 de agosto de 1276, decorre num período muito perturbado por tensões políticas e religiosas e com alguns cardeais a sofrer violências físicas. É eleito Papa a 13 de Setembro e coroado a 20 de Setembro de 1276, e ado(p)ta o nome de João XXI. O seu pontificado terminou a 20 de Maio de 1277.