O fado será candidato a património mundial cultural imaterial, em 2010. Só a China somou 22 elementos incluídos na lista deste ano
O fado será candidato a património mundial cultural imaterial, em 2010. Só a China somou 22 elementos incluídos na lista deste ano a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO) incluiu mais 76 elementos na lista do património mundial imaterial, no passado 30 de Setembro. Trata-sede bens culturais imateriais da humanidade. a China foi o país com mais elementos nomeados: 22 no total. Todos foram seleccionados pelos 24 estados membros de um comité intergovernamental. Em agosto de 2009, a comunicação social portuguesaanunciou a candidatura do fado à convenção da UNESCO, para o primeiro semestre de 2010.
Entre os seleccionados, destaca-se o Tango, dança da argentina e do Uruguai, conhecida a nível mundial; o ainu, dança tradicional do Japão; a tapeçaria francesa de aubusson; e a procissão realizada na Semana Santa em Popayá [Colômbia], que remonta à época colonial. Da China encontramos a caligrafia chinesa, a arquitectura tradicional, o festival do barco dragão, os cânticos da etnia Dong e a confecção de seda e respectivo manuseamento.
a iniciativa da UNESCO nasceu da preocupação dos estados-membros que já tinham ratificado a Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural, em proteger os elementos orais e imateriais da cultura. Em 1989, o órgão das Nações Unidas adoptava a Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e do Folclore. Mais tarde, em 2003,foi adoptada a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
O documento considera património cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões, assim como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados, eque as comunidades reconheçam como património cultural.