150 anos do nascimento do Padre Cruz foram assinalados com várias iniciativas promovidas pelo Secretariado da Causa de canonização. Lançamento de um postal dos CTT realizou-se a 1 de Outubro
150 anos do nascimento do Padre Cruz foram assinalados com várias iniciativas promovidas pelo Secretariado da Causa de canonização. Lançamento de um postal dos CTT realizou-se a 1 de OutubroUma Eucaristia solene e visita ao jazigo no cemitério de Benfica marcaram os 150 anos do nascimento do sacerdote, numa sessão solene realizada no primeiro dia do mês de Outubro, data do aniversário de falecimento. Francisco Rodrigues da Cruz nasceu em alcochete a 29 de Julho de 1859 e morreu, em Lisboa, a 1 de Outubro de 1948. Formou-se em teologia em Coimbra em 1880, ordenou-se sacerdote em 1882 e entrou na Companhia de Jesus em 1940, satisfazendo assim o desejo que acalentara havia 60 anos.
a festa comemorativa dos 150 anos do nascimento está a ser assinalada com várias iniciativas. Na terra natal está patente uma exposição sobre a vida e obra do sacerdote. Mas, a data fica marcada com o lançamento oficial de um postal comemorativo dos 150 anos de nascimento do Padre Cruz. O postal dos CTT possui como selo a face do padre Cruz, bem como uma outra imagem do sacerdote.
Em 1965, Paulo VI deu início à causa da sua beatificação. a 8 de Maio de 2007, a Congregação para a Causa dos Santos reconheceu que Pio XII praticou as virtudes teologais e as virtudes humanas em grau de heroísmo, submetendo a Bento XVI a decisão de declará-lo venerável, último estágio que antecede à declaração de beato.
Em Dezembro de 2007 o Papa determinou o estudo mais aprofundado de alguns documentos do processo tendo criado uma comissão dentro da sua Secretaria de Estado, com essa incumbência.
apesar de não ter sido beatificado, são muitos os que o veneram como santo, como muitos já o faziam ainda durante a sua vida. Exerceu o seu ministério junto dos humildes, dos presos das cadeias, dos doentes, dos pobres e necessitados, e dos pecadores. Era muito devoto de São Francisco Xavier.