O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pediu ajuda urgente para o Darfur, no Sudão
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa pediu ajuda urgente para o Darfur, no Sudão a dignidade humana não pode esperar e a ajuda material deve tornar-se concreta de modo a ultrapassar o escândalo da fome e da miséria em tantos lugares, como no Darfur, afirmou Jorge Ortiga. O arcebispo primaz de Braga encontra-se de partida, para participar no II Sínodo dos bispos para África, que se realiza de 4 a 25 de Outubro, no Vaticano.
O representante da Igreja católica portuguesa pede, ainda, auxílio na promoção do desenvolvimento de África. O prelado português é um dos 36 membros nomeados por Bento XVI que irão participar nos trabalhos subordinados ao tema a Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz. Vós sois o sal da terra… vós sois a luz do mundo (Mt 5,13. 14).
O secretário-geral do Sínodo dos bispos salienta que a Igreja vai reflectir sobre o actual momento histórico e eclesial, sobre suas actividades pastorais com o objectivo de melhorar o trabalho de evangelização e de promoção humana em África. a Igreja oferece o seu precioso serviço insubstituível nesses campos, disse Nikola Eterovic sublinhando que Uma Igreja de pessoas reconciliadas irá promover e anunciar a reconciliação com credibilidade .