Padang é um dos locais de maior risco do «anel do Fogo do Pacífico», região do planeta onde ocorrem mais sismos. Receia-se que haja mais de mil mortos
Padang é um dos locais de maior risco do «anel do Fogo do Pacífico», região do planeta onde ocorrem mais sismos. Receia-se que haja mais de mil mortosFortes sismos atingiram ontem e hoje a ilha de Sumatra, na Indonésia. O primeiro atingiu o nível 7,6 na escala de Richter; o segundo teve uma intensidade de 6,8. O desastre fez já 770 mortos, sem ter em conta os milhares que devem estar debaixo de escombros, ainda por descobrir. Certas zonas continuam inacessíveis. Os habitantes de Padang, zona litoral da ilha, ajudam as equipas de socorro nas buscas, mas a chuva e a falta de equipamento dificultam a tarefa.
Centenas de casas ficaram destruídas (). Há incêndios, pontes cortadas, é o pânico total porque condutas de água rebentaram e as ruas estão inundadas, relata um correspondente da Reuters, citado pelo jornal Le Figaro. O centro de alertas de tsunamis do Pacífico tinha emitido um avisopara a Indonésia, Malásia, Índia e Tailândia. Medidas de precaução foram tomadas em Singapura.
a Indonésia está situada numa região de risco do planeta. O chamado anel de Fogo do Pacífico é um local de intensa actividade sísmica e vulcânica, em que se reúnem várias placas continentais. aí acontecem cerca de 70 por cento dos terramotos de média ou altaintensidade. Padangé mesmo um local de grande risco. O sismo desencadeou-se na mesma faixa em que seu deu o tsunami de 2004, responsável por 230 mil mortos.