a data é comemorada desde 1991, ano internacional do idoso, com o objectivo de proporcionar uma reflexão, promoção e protecção dos direitos e dificuldades das pessoas com mais idade
a data é comemorada desde 1991, ano internacional do idoso, com o objectivo de proporcionar uma reflexão, promoção e protecção dos direitos e dificuldades das pessoas com mais idadeO envelhecimento é uma preocupação mais assumida pelas mulheres: 52. 6 por cento manifesta-se preocupada com a sua situação quando for mais velha. O estudo realizado pela Eurosondagem revela ainda que 31. 6 por cento dos homens está preocupado com o futuro. O inquérito revela ainda que 75 por cento dos portugueses considera que os idosos são discriminados na actual sociedade.
a Organização Mundial da Saúde (OMS) adiantava que, em 2000, havia 600 milhões de idosos no mundo. Um número que se prevê ser duplicado em 2025.
a Espanha será o país mais velho do mundo em 2050, com uma média de idade de 55 anos e quatro pessoas sexagenárias por cada criança, segundo dados das Nações Unidas. Itália, Eslovénia e Áustria terão 54 anos de idade média, nesse ano. Outros dez países terão mais de 10 por cento da população com mais de 80 anos.