as populações da região amazónica têm dificuldades em aceder a serviços básicos como a educação. Uma nova escola inaugurada recentemente é a alegria de todos
as populações da região amazónica têm dificuldades em aceder a serviços básicos como a educação. Uma nova escola inaugurada recentemente é a alegria de todosas crianças de Providencia, no Equador, já não precisam de atravessar um rio e percorrer uma longa caminhada, simplesmente para poderem estudar. Na última semana, pais e alunos alegraram-se com a inauguração de uma nova escola, localizada nas proximidades das habitações. antes, se eu queria ir à escola, tinha de me servir de um bote para cruzar o rio. ao chegar do outro lado, tinha de caminhar mais duas horas, conta um aluno afro-colombiano. agora, já regressa a casa em segurança e a horas da refeição.
O menino de 11 anos vive com a sua família que já conta com 18 membros numa casa de madeira perto do rio. Tanto ele, como seus irmãos e primos, só podiam frequentar a escola quando o rio estivesse suficientemente alto para usarem o bote. Outras vezes, a subida do nível da água obrigava-os a ficarem do outro lado da margem, de um dia para o outro. O mais difícil era pensar nos riscos que as crianças corriam todos os dias, explica Maria analiba, mãe de alguns alunos. O seu maior receio era que, nas deslocações diárias, as crianças se afogassem.
O sonho de muitas crianças e famílias tornou-se realidade graças a um projecto desenvolvido pelo alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), Coopi, sócio deste órgão, e pelas autoridades locais e nacionais. Em Providencia, vivem muitos deslocados nomeadamente afro-colombianos. O aCNUR pretende assim promover o acesso dos habitantes de áreas remotas a serviços mais básicos como a educação, saúde e àgua potável.