Segunda reunião de coreanos separados tem início hoje, 29 de Setembro. Entre lágrimas e desespero, terminou ontem o primeiro, porventura o último encontro
Segunda reunião de coreanos separados tem início hoje, 29 de Setembro. Entre lágrimas e desespero, terminou ontem o primeiro, porventura o último encontroDurante três dias, 99 sul-coreanos separados pela guerra de 1950-53 encontraram 233 familiares norte-coreanos na estância turística de Keumgang. após o primeiro encontro no qual a imprensa esteve presente, as famílias voltaram a encontrar-se em privado, no segundo dia. Não terá sido fácil reviver 60 anos de vida em tão pouco tempo. Mas a dor maior fez-se sentir após as despedidas, porque não há garantias de que possam voltar a encontrar-se.
O mais velho sul-coreano, de 95 anos, que participou na reunião de famílias, Chung Dae-choon, repetia insistentemente que era a última vez que veria o seu filho, enquanto se despedia dele. Os sul-coreanos que têm familiares do outro lado da fronteira, em território norte-coreano, são cerca de 600 mil. Já se realizaram 16 reuniões de famílias separadas desde o início em 2000. a última ocorreu em 2007, antes que o actual governo tomasse posse.
a segunda reunião tem início hoje e termina quinta-feira, 1 de Outubro. Mais 99 nove norte-coreanos vão encontrar-se com 450 familiares do sul. Estes dois encontros foram marcados pelas delegações da Cruz Vermelha dos dois países após a visita da presidente da Hyundai asan a Pyonghyang, em agosto passado. ainda não estão marcadas outras reuniões.