O núcleo distrital da Rede europeia anti-pobreza de Viana do Castelo alerta para o facto de um quarto da população ser pobre ou em vias de ser atingida
O núcleo distrital da Rede europeia anti-pobreza de Viana do Castelo alerta para o facto de um quarto da população ser pobre ou em vias de ser atingidaEste é o diagnóstico que o núcleo distrital da Rede europeia anti-pobreza (REaPN) que desenvolve na região de Viana do Castelo uma investigação económica e social . E o resultado é: 20 por cento, ou talvez um bocadinho mais, da população do distrito de Viana do Castelo vive numa situação de pobreza ou no limiar da pobreza , revelou Hélder Pena ao Jornal de Notícias.
Números preocupantes e que têm de ser vistos atentamente , defende o responsável do núcleo da REaPN que defende a necessidade de responsáveis políticos e população em geral atentarem para a realidade da região. O distrito de Viana do Castelo e o Norte de Portugal é uma das zonas mais pobres da União Europeia, dos 27 países. Os níveis de baixa produtividade e os consequentes escassos rendimentos que auferem os habitantes do território também designado Minho-Lima contribuem para esta situação.
Para alertar para a realidade vivida por estas populações, o estudo será apresentado a 9 de Outubro, num encontro com escolas secundárias da região. Os tempos que se aproximam vão ser difíceis e são os jovens que vão estar directamente implicados no aumento ou na possível diminuição dos níveis do pobreza, por isso é bom que eles se concentrem nesta matéria , conclui Hélder Pena.