a influência do cristianismo fez sentir-se nos primórdios da história de um país, maioritariamente não-crente. Contudo, a visita papal não deixou de movimentar milhares de pessoas
a influência do cristianismo fez sentir-se nos primórdios da história de um país, maioritariamente não-crente. Contudo, a visita papal não deixou de movimentar milhares de pessoas a República Checa é um dos países da Europa com menos prática religiosa. Pouco mais de um quarto da população afirma ser crente. Contudo, cerca de150 mil pessoas estiveram presentes na missa celebrada por Bento XVI, no domingo, na segunda maior cidade do país, em Brno. Sobre isso, Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano lembra: Estamos em uma terra secularizada, mas é uma terra na qual também há uma comunidade cristã muito viva, cheia de fé e cheia de esperança, que pode dar uma contribuição cordial à sociedade em que vive.
O grande objectivo da visita de Bento XVI era dar esperança ao país e também à própria Europa. O director da sala de imprensa da Santa Sé, citado pela agência Zenit,lembrou as belas palavras do Papa: a Europa deve ser uma casa. Na cultura, no espírito com o qual construímos a comunidade, não é um continente, mas um lugar no qual reconhecemos e vivemos juntos os valores, explica Frederico Lombardi. Durante a visita, o Sumo Pontífice lamentou que o ritmo da vida moderna tende a apagaros traços de um passado rico de fé.
Este país de leste conta com 3,290 milhões de católicos, isto é 31,7 por cento da população. Existem 2576 paróquias e 70 centros pastorais. No total, 15,977 estudantes frequentam os 79 centros de educação católica, desde creches a universidades.
apesar da Igreja ter perdido força na sua presença, ao longo dos anos, se avaliarmos a história do país, percebemos que cedo se fez sentir a influência cristã. Segundo informações do sítio de turismo ofcicial da República Checa,os sacerdotes Cirilo e Método, no ano 863, foram os dois grandes primeiros transmissores da fé cristã na região da Morávia (actualzona oriental). Borivoj, reconhecido como o primeiro príncipe checo, governante entre 874 e 891, também teve um contributo significativo na promoção do cristianismo na região ocidental do país, chamada Boémia. a primeira igreja cristã foi erigida na vila de Roztoky u Prahy, nessa mesma época.