a viagem de Bento XVI à República Checa cumpriu os objectivos de encorajamento da fé e pelo relacionamento positivo entre a Santa Sé
a viagem de Bento XVI à República Checa cumpriu os objectivos de encorajamento da fé e pelo relacionamento positivo entre a Santa SéO re-lançamento da alegria de viver o Cristianismo, quaisquer que sejam as situações circunstantes é um dos frutos desta viagem, destaca o porta-voz da Santa Sé. Em entrevista à rádio Vaticano, da qual é director, Frederico Lombardi assinalou a importância desta mensagem, não só para os cristãos, mas também para toda a sociedade.
O sacerdote jesuíta afirma que o Papa está realmente muito contente com esta viagem; sentiu-se acolhido com amizade. Destaca ainda a cordialidade das autoridades e o grande amor dos fiéis, que participaram em grande número, em especial das duas grandes ocasiões de celebração comum: em Brno, na Morávia, e na Festa de São Venceslau.
Nos seus discursos, o Pontífice abordou, particularmente, o tema da esperança. E o facto do Papa ter concluído a sua viagem falando com os jovens, que são justamente os portadores da esperança do amanhã, parece-me que tenha dado uma expressão muito bela da importância crucial deste tema, acrescentou Frederico Lombardi.