Duque da Boémia até 935, foi traí­do pelo irmão que planeou a sua morte. Existe uma praça com o seu nome na capital, importante ponto turí­stico
Duque da Boémia até 935, foi traí­do pelo irmão que planeou a sua morte. Existe uma praça com o seu nome na capital, importante ponto turí­sticoSão Venceslau, santo padroeiro da República Checa foi duque da Boémia desde 921 até à sua morte. assumiu o governo da Boémia, região ocidental da actual República Checa, aos 18 anos. Foi vítima de uma cilada de um grupo de nobres, liderada pelo seu próprio irmão, Boleslaw I. Foi morto à porta de uma igreja, em 935. O seu corpo foi sepultado em Praga, na Igreja de São Vito.
O seu pai morreu quando ele ainda era jovem. Foi educado pela avó, com base numa sólida formação cristã. Nutria um grande respeito pelos sacerdotes e ajudava os pobres, viúvas e órfãos. atravessou grandes dificuldades enquanto duque da Boémia, nomeadamente na conversão dos seus súbditos para o cristianismo, alguns deles sob influência do seu irmão.
É venerado como rei mártir, na República Checa, onde existe uma praça com o seu nome, em Praga. No centro da mesma encontra-se uma estátua de São Venceslau. É um dos locais mais importantes da capital checa, palco de importantes acontecimentos, nomeadamente protestos contra o comunismo. Está rodeada de importantes locais de interesse turístico e cultural, como o teatro e museu nacional. Os urbanística que cercam a praça remontam ao início do século XX.