Uma informação catalogada é essencial ao desenvolvimento de qualquer sector. as populações africanas vão percebendo essa necessidade
Uma informação catalogada é essencial ao desenvolvimento de qualquer sector. as populações africanas vão percebendo essa necessidadeUm novo projecto a norte do Congo vem provar isso. Os habitantes começaram a registar as suas actividades diárias em cartas, desde as regiões onde cultivam até aos locais onde caçam e pescam.com a ameaça da exploração, temos aqui uma ferramenta para preservar o que nós temos de mais precioso para nós eos nossos filhos – explica o secretário-geral de uma aldeia, no distrito de Ollombo.
a iniciativa é do observatório congolês dos direitos do homem e de uma fundação britânicasobre as florestas. Pretende salvaguardar os recursos da floresta, de que a população depende para sobreviver. a acção visa proteger os seus direitos face ao perigo da exploração e desflorestação. O projecto foi aplicado no primeiro semestre de 2009. abrangeu dois outros países, além do Congo: Gabão e República Centro africana. as cartas apresentam as localidades, utilizadas pelas comunidades para o seu sustento. Podem ser utilizadas nas negociações com empresas exploradoras ou as autoridades.
Sabemos que ficamos a ganhar quando as florestas são protegidas. até porque já não tanto gado nem peixe como dantes, afirma um habitante de Ollombo. a maioria das pessoas desse distritovive da floresta. Há muita coisa em jogo. Dois terços dos congoleses precisam da floresta para comerem, para obterem os seus remédios medicinais e materiais de construção, afirma René Ngongo. a sobrevivência da população e dos animais depende dela – reforça o membro de uma organização não governamental local.