a África Subsariana é a região que regista mais casos. «Se existem tratamentos não será uma injustiça, tantas crianças nascerem com o ví­rus?», questiona a primeira-dama francesa
a África Subsariana é a região que regista mais casos. «Se existem tratamentos não será uma injustiça, tantas crianças nascerem com o ví­rus?», questiona a primeira-dama francesa a ONUSID a (programa das Nações Unidas para o HIV) e o projecto aldeias do Milénio juntam-se numa luta contra o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Pretendem ajudar os governos locais de 14 localidades, em 10 países africanos, no combate à transmissão do vírus na maternidade. O objectivo é promover os serviços de saúde, evitando novos casos da doença, através das infra-estruturas, recursos humanos e técnicos, existentes nos locais.
O presidente senegalês felicita a iniciativa dos dois órgãos. a iniciativa vai mobilizar recursos e suscitar a vontade política de salvar novas vidas, o que levará a uma geração liberta do HIV, declarou abdoulaye Wade. Para o director executivo da ONUSIDa, trata-se de uma oportunidade para eliminar a transmissão do vírus de mãe para filho, em África, e salvar milhares de vidas todos os anos. Em 2007, em toda a Europa ocidental, registaram-se menos de 100 casos, já na África Subsariana ocorreram 370 mil.
a primeira-dama francesa alertou, recentemente,para a situação actual. apelou os dirigentes mundiais a um maior investimento até 2015, para a erradicaçãodeste mal. No mundo inteiro, só um terço das mulheres com HIV têm acesso aos tratamentos que impedem a transmissão do vírus, alerta. Não será uma injustiça ver tantas crianças recém-nascidas, infectadas com a doença, quando existe uma solução?avançou Carla Bruni, perante responsáveis internacionais e o secretário-geral das Nações Unidas, reunidos em Nova Iorque.