raízes cristãs da Europa continuarem a influenciar e a alimentar a vida pública do continente, diz o Papa
raízes cristãs da Europa continuarem a influenciar e a alimentar a vida pública do continente, diz o PapaQuando a Europa se coloca à escuta da história do cristianismo, escuta a sua própria história, salientou o Santo Padre que participou, na tarde de domingo, num encontro ecuménico. Por isso, os cristãos não devem dobrar-se sobre si mesmos, medrosos do mundo, mas sobretudo devem partilhar com confiança o tesouro de verdade que lhes foi confiado, defendeu Bento XVI.
Em Praga, o Pontífice disse aos cristãos que devem ter a coragem de convidar homens e mulheres à conversão radical que deriva do encontro com Cristo e introduz numa nova vida de graça. ainda que, estejam a emergir novas formas que tentam marginalizar a influência do cristianismo na vida pública , sob o pretexto que os seus ensinamentos prejudicam o bem-estar da sociedade , explicou. É um fenómeno que exige da nossa parte uma pausa para reflectir, admitiu.
ao segundo dia de visita à República Checa, o bispo de Roma apelou aos cristãos para a conversão e anúncio da verdade, como factor que favorece o ecumenismo. O Evangelho não é uma ideologia, não pretende bloquear dentro de esquemas rígidos as realidades sócio politicas que se evolvem. O Evangelho transcende as vicissitudes deste mundo e lança nova luz sobre a dignidade da pessoa humana em cada época , afiançou.