a visita papal pode reforçar a atenção do mundo para a famosa imagem checa. é conhecida em todos os continentes e famosa pelos seus milagres, desde o tempo em que pertencia a uma família espanhola
a visita papal pode reforçar a atenção do mundo para a famosa imagem checa. é conhecida em todos os continentes e famosa pelos seus milagres, desde o tempo em que pertencia a uma família espanhola a coroação do Menino Jesus de Praga é um dos momentos altos da passagem de Bento XVI pela República Checa. a visita do Papa à Igreja de Santa Maria da Vitória, onde seencontra a imagem, ocorreu logo depois da sua saída do aeroporto. O Sumo Pontífice rezou na capela e coroou a famosa imagem. afirmou que a figura do Menino, com a sua ternura, lembrava a proximidade de Deus e o seu amor pelos homens. O ser humano deve ser valorizado não por aquilo que tem, mas pelo que é – declarou.
Pela mesma ocasião, Bento XVI apontou para a importância da estabilidade familiar, em todas as sociedades, e para o futuro da humanidade. Pediu um momento de reflexão e oração pelos pais que passam dificuldades, para educarem dignamente os seus filhos. Evocando o amor de Jesus pelas crianças, lembrou o sofrimento daquelas que vivem na doença, sem amor e sem respeito.
a imagem do Menino Jesus de Praga está na igreja de Santa Maria da Vitória, desde 1628. Évisitada porcerca de um milhão de peregrinos, todos os anos. É conhecidaem todos os continentes, mas mais particularmente na Índia, onde existem vários santuáriosa eladedicados. apesar de grande parte da população da República Checa se dizer não crente, a imagem é querida de muitos checos. Contudo, espera-se que a visita do Santo Padre traga mais visibilidade ao Menino Jesus de Praga.
a tradição conta que a imagem pertencia a uma nobre espanhola que a ofereceu à filha pelo seu casamento com um checo. a tradição manteve-se na família, até que, mais tarde, acabou por ser doada à ordem dos Carmelitas Descalços de Praga. Durante a guerra dos trinta anos, a imagem foi profanada por soldados saxónicos que lhe partiram as mãos. Conta a lenda que o Menino Jesus foi encontrado por um carmelita luxemburguês a quem pediu que lhe devolvesse as mãos, prometendo-lhe: Quando mais me honrardes, mais vos abençoarei! .