150 mil pessoas, participaram na Eucaristia a que o Santo Padre presidiu no segundo dia de estadia no país. Juntaram-se fiéis das dioceses vizinhas da Eslováquia, Polónia, íustria e alemanha
150 mil pessoas, participaram na Eucaristia a que o Santo Padre presidiu no segundo dia de estadia no país. Juntaram-se fiéis das dioceses vizinhas da Eslováquia, Polónia, íustria e alemanha a única esperança certa e de confiança é Deus, e a experiência da história mostra que o homem chega ao absurdo quando exclui Deus do horizonte de suas acções, afirmou o Pontífice. Bento XVI assinalou que o esquecimento de Deus torna difícil construir uma sociedade inspirada nos valores do bem, da justiça e da fraternidade, já que o ser humano é livre e sua liberdade é frágil.
Na segunda cidade mais importante do país, Sua Santidade denunciou que, tanto a fé quanto a esperança sofreram uma mudança, já que foram relegadas ao plano privado, enquanto, na vida pública, é reafirmada a confiança no progresso científico e económico .
O progresso, reforçou o bispo de Roma, abre possibilidades de bem-estar junto a perspectivas negativas. Os desenvolvimentos técnicos e as melhorias sociais são importantes e necessários, mas não bastam para garantir o bem-estar moral da sociedade , advertiu.
Bento XVI apelou à esperança na sua homilia, acolhendo uma sugestão do bispo local. Só Cristo é a nossa esperança é o anúncio que os cristãos devem divulgar , salientou. E apontou tantas formas de pobreza como o isolamento, o não ser amado, a rejeição de Deus e uma trágica clausura do homem que pensa que pode bastar a si mesmo.