« a diversidade é uma das forças motoras do turismo», afirma o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, por ocasião do 30º aniversário deste dia
« a diversidade é uma das forças motoras do turismo», afirma o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, por ocasião do 30º aniversário deste diaTaleb Rifai considera que, pela diversidade, o turismo é um catalisador indiscutível do entendimento e promove a inclusão social e a melhoria do nível de vida.
Uma unidade que se torna tão mais importante porquanto permite que o mundo se una para enfrentar as alterações climáticas e conseguir um desenvolvimento sustentável. Estas alianças mundiais permitem uma resposta mais efectiva e global a problemas que nos afectam a todos, refere o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Nesta unidade a diversidade é mantida. E permite às nações compartilharem benefícios derivados do estreitamento de laços com outros países, salienta o responsável. a globalização deve entender-se como um meio para melhorar a colaboração económica e o entendimento internacional, mas nunca pagando o preço da diluição da diversidade cultural do nosso mundo, defende.
O tema deste 30º aniversário do Dia mundial do turismo é Turismo: consagração da diversidade e as comemorações ocorrem num dos primeiros Estados-membros da OMT, o Gana. É um motivo de satisfação para Taleb Rifai que este dia seja assinalado num continente que soube dar valor à sua diversidade através do turismo e que confia na obtenção de grandes progressos com o desenvolvimento sustentável do sector.