“Trocar o cigarro por uma maçã” é o desafio lançado hoje pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para promover estilos de vida saudáveis
“Trocar o cigarro por uma maçã” é o desafio lançado hoje pela Fundação Portuguesa de Cardiologia para promover estilos de vida saudáveisas doenças cardiovasculares ainda são a primeira causa de morte, doença, incapacidade e custos em saúde em Portugal, adianta a Fundação Portuguesa de Cardiologia. atingem meio milhão de portugueses. Estas doenças matam todos os dias mais de 100 portugueses, o que representa cerca de 35 por cento da mortalidade total anual.
as doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro,vitimando 17. 5 milhõesde pessoas por ano. Os factores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol eglicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo.
O lema da campanha deste ano é Trabalhar com o coração . O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável. Pretende ainda sensibilizar os empregadores para a promoçãodehábitos saudáveis e na redução das doenças cardiovasculares e dos enfartes do miocárdio.
Para assinalar a data, a Federação mundial do coração organiza eventos, em mais de cem países, em parceria com a Organização Mundial da Saúde. Entre as iniciativas previstas, estão incluídos rastreios, passeios, maratonas, sessões de fitness, debates e espectáculos.