No primeiro discurso pronunciado em solo da República Checa, Papa deu graças pela “libertação” dos países da Europa do Leste de “regimes opressivos” da época comunista
No primeiro discurso pronunciado em solo da República Checa, Papa deu graças pela “libertação” dos países da Europa do Leste de “regimes opressivos” da época comunistaBento XVI foi muito aplaudido no primeiro dos 11 discursos previstos, nesta visita de três dias à República Checa. aos fiéis, no aeroporto, lembrou que a queda do Muro de Berlim, teve uma particular importância para os países de leste. Permitiu-lhes ocupar o lugar que lhes compete no concerto das nações de forma soberana , afirmou o Pontífice.
Na sua intervenção inicial, feita em língua checa, o Santo Padre elogiou o movimento conduzido por Václav Havel (primeiro presidente da República Checa), mas lembrou que a liberdade conquistada não deve ser confundida com permissividade. antes deve basear-se nos grandes valores da verdade, do amor e da solidariedade.
O Santo Padre visitou a igreja da Nossa Senhora da Vitória, onde se encontra o Menino Jesus de Praga, objecto de veneração dos católicos desde o século XVII. Esta viagem é a décima terceira viagem do Papa, desde que foi eleito em 2005.